Primeira temporada - A Antiguidade Antes de Cristo
A ideia é que a gente trate de todas as mulheres com poder na Antiguidade. Estamos fazendo o garimpo do conteúdo que será apresentado na melhor ordem cronológica possível, desde a Rainha Regente Neitotepe (3900 AC) no Egito até a Cleópatra (50 AC). Passaremos pela Suméria e todos os povos Babilônicos, Império Hitita, Persia, Kushe, Assíria, Grécia - na medida do possível!. Esse período, oferece os desafios do tempo e distância, dos territórios em guerra e não preservados e da história eurocêntrica e atravessada pela idade média e pelo iluminismo, que não iluminou tudo. Então, tirar esses véus pode ser bastante desafiador. A medida que vamos identificando novas informações sobre outras civilizações, como Caral Supe, Cultura Yangshao e Longshan, Civilização Harapa, Creta, a Dinastia Zhou e a Cultura Chavín, e tantas outras civilizações que o nosso estudo ocidental e iluminista-patriarcal não chega, estou certa de que teremos mais e mais episódios, para além das 42 rainhas já identificadas neste período. Esses episódios de história pessoal serão suportados por episódios mais específicos, discutindo alguns elementos culturais dos povos estudados para ajudar-nos a nos aprofundar na história das mulheres.
Esse é um projeto totalmente independente. Sou uma só, estudando, gravando e postando! Uma rede se forma de pessoas e para eu crescer isso daqui preciso muito da ajuda de vocês! Seja contribuindo financeiramente para eu ter mais pessoas ajudando (e pagar as minhas próprias contas), seja comentando, compartilhando, e, se você for mulher acadêmica, trazendo sua pesquisa e visões para serrem divulgados, partilhados, discutidos aqui e me trazendo conhecimento também!